Paraíso do Cinema Fantástico

Blog destinado à divulgação da minha coleção de filmes do cinema fantástico

História Sem Fim (1984), A /História Sem Fim II, A (1990) [raridades]



Sinopse - A História Sem Fim (1984)
Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as provas do colégio, as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, o qual classifica como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A imperatriz local (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.

Ficha Técnica
Elenco: Barret Oliver (Bastian), Gerald McRaney (Pai de Bastian), Thomas Hill (Koreander), Deep Roy (Teeny Weeny), Moses Gunn (Cairon), Noah Hathaway (Atreyu), Alan Oppenheimer (Falkor / G'mork), Sydney Bromley (Engywook), Patricia Hayes (Urgl), Tami Stronach (Imperatriz Criança)
Direção: Wolfgang Petersen
País/Ano de Produção: Alemanhã/EUA/1984

Curiosidades
-É o 1º filme em inglês do diretor Wolfgang Petersen.
-Tami Stronach tinha 11 anos quando interpretou a Imperatriz Criança.
-Foi parcialmente rodado na Alemanha no verão de 1983.
-O ator Noah Hathaway quase perdeu um olho ao rodar sua cena de luta contra Gmork, já que uma das garras atingiu sua face. A cena era tão perigosa que o diretor Wolfgang Petersen resolveu rodá-la uma única vez.
-A História Sem Fim traz apenas cerca da metade do livro de Michael Ende.
-Michael Ende, autor do livro o qual A História Sem Fim foi baseado, pediu que seu nome não fosse incluído nos créditos iniciais, por não ter gostado da versão final do filme. Ende apenas é citado nos créditos finais.
-No livro o nome do lugar mágico é Fantastica, ao invés de Fantasia.
-O Auryn original do filme pertence atualmente a Steven Spielberg, que o mantém protegido por um vidro em seu escritório.
-A música de abertura foi composta por Giorgio Moroder com letras de Keith Forsey cantadas por Limahl, líder do Kajagoogoo.
-A História Sem Fim também inspirou duas séries de televisão. A primeira, um desenho, de 1996, focava-se nas aventuras de Bastian na terra de Fantasia (diferentes das do livro), enquanto outra, com atores, foi feita, chamada Contos da História Sem Fim, e teve 13 episódios.
-A História também virou peça e balé na Alemanha, com músicas compostas por Siegfried Matthus.
-Seguido por A História Sem Fim 2 (1990) e A História Sem Fim 3 (1994).
-O orçamento de A História Sem Fim foi de US$ 27 milhões.
-Foi o mais caro filme produzido pela Alemanha até então.
Avaliação
★★★★★


Sinopse - A História Sem Fim II (1990)
Bastian (Jonathan Brandis) retorna a Fantasia, que está agora ameaçada por um feitiço da bruxa Xayide (Clarissa Burt). Com a ajuda de Atreyu (Kenny Morrison), o cão voador Falkor (Donald Arthur) e o Homem de Pedra, ele enfrenta a bruxa e seus protetores, os temíveis gigantes.
Ficha Técnica
Elenco: Jonathan Brandis (Bastian), Kenny Morrison (Atreyu), Clarissa Burt (Xayide), John Wesley Shipp (Pai de Bastian), Martin Umbach (Nimbly), Alexandra Johnes (Imperatriz Criança), Thomas Hill (Koreander), Helena Michell (Mãe de Bastian), Christopher Burton (Tri Face), Donald Arthur (Falkor - voz)
Direção: George Miller
País/Ano de Produção: Alemanha/EUA/1990

Curiosidades
-Baseado na segunda metade do livro de Michael Ende.
-As filmagens ocorreram entre 19 de junho e 27 de outubro de 1990.
-Precedido por A História Sem Fim (1984) e seguido por A História Sem Fim 3 (1994).
-Thomas Hill é o único a reprisar seu personagem, Koreander, em relação ao original.
-Várias cenas em que Atreyu aparece montado no cavalo foram reaproveitadas do filme anterior da série. Noah Hathaway, intérprete do personagem, não é creditado neste filme.
-O orçamento de A História Sem Fim 2 foi de US$ 36 milhões.
-O curta-metragem de animação Box-Office Bunny (1990) foi lançado nos cinemas juntamente com este filme.
Avaliação
★★★★★

0 comentários:

Postar um comentário

Amigos do Blog

Filmes TV Aberta