Paraíso do Cinema Fantástico

Blog destinado à divulgação da minha coleção de filmes do cinema fantástico

Profecia, A (1976)

Sinopse
Ele nasceu às 6 da manhã do 6º dia do 6º mês. A chegada do fim do mundo, confronto final entre as forças do bem e do mal, conforme previsto pelo Livro das Revelações, irá começar com o nascimento do filho do Satanás - na forma de um humano. Incapaz de contar à sua esposa Kathrine (Lee Remick) a trágica notícia da morte de seu recém-nascido, o diplomata americano Robert Thorn (Gregory Peck) aceita um órfão desconhecido como seu filho. Detalhes do nascimento da criança permanecem em segredo, mas à medida que o garoto Damien cresce, fica claro que ele não é uma criança comum. Diante de mortes misteriosas e estranhos avisos, Robert Thorn gradualmente se conscientiza o terrível mal que se esconde atrás do rosto inocente da criança e do significado do número 666, que traz consigo a mais terrível das revelações.

Ficha Técnica
Elenco: Harvey Stephens, Gregory Peck, Lee Remick, David Warner, Billie Whitelaw
Direção: Richard Donner
País/Ano de Produção: EUA/1976

Prêmios e Indicações
-Oscar de melhor trilha sonora

Curiosidades
-Uma "maldição" ocorreu com as pessoas envolvidas, durante as filmagens: aviões em que se encontravam o escritor David Seltzer e o ator Gregory Peck foram atingidos por raios; um hotel onde estava o diretor, Richard Donner, sofreu um atentado à bomba pelo IRA; Gregory Peck cancelou uma viagem à Israel, e o avião que tomaria se acidentou, matando todos a bordo; um funcionário do safári onde realizou-se uma cena foi atacado e morto por um leão no dia seguinte após o set deixar o local; cães Rottweiler escalados para o filme para serem servos de Damien atacaram seus treinadores.
-Jerry Goldsmith levou seu único Oscar, como compositor da trilha sonora, com seus cânticos Versus Christus Ave Satani (contra Cristo, salve Satã).
-William Holden foi chamado para ser Robert Thorn. Acabou recusando quando soube tratar-se de um filme sobre o demônio, e Gregory Peck foi escolhido em seu lugar.
-Após o enorme sucesso alcançado pela A Profecia, Holden aceitou fazer Richard Thorn, no segundo filme da série.
-A música The Number of the Beast, do grupo Iron Maiden, teria sido inspirada num pesadelo que o líder da banda, Steve Harris, teve com o segundo A Profecia.
-Todos os atores que interpretaram Damien Thorn nos três filmes originais da série tiveram seus cabelos pintados de preto para as filmagens.
-Damien é parodiado num episódio homônimo do desenho South Park. Ele aparece com seu pai (Satã) e Jesus.
-Apesar de soar parecido com "Demon" (em português, "demônio"), o nome Damien não tem relação etimológica com a palavra, sendo até associado com figuras santas, como São Cosme e Damião.
-A "profecia" que dá título ao filme, desvendada no filme por Robert Thorn e Keith Jennings, é a seguinte: quando os judeus retornarem à Sião (a criação do estado de Israel) / e um cometa varar o céu / o Sagrado Império Romano (que seria a União Européia) se erguerá / e você e eu iremos morrer. / Do mar eterno (interpretado como o mundo da política) ele se ergue / criando exércitos em ambas as costas / virando o homem contra seu irmão / até o homem deixar de existir.

Avaliação
★★★★★

0 comentários:

Postar um comentário

Amigos do Blog

Filmes TV Aberta